Menu
30 delegações ainda estão em negociação de hospedagem para a COP30
Outras 160 já estão confirmadas, segundo secretário extraordinário
Radioagência Nacional - Por Sayonara Moreno - enviada especial da Rádio Nacional
Publicado em 07/11/2025 17:59
Meio Ambiente
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Às vésperas das atividades oficiais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, o Secretário Extraordinário para a conferência no Brasil, Valter Correia, afirmou que quase todos os países do planeta estão com delegações confirmadas para o evento que começa na próxima semana.

Segundo ele, a hospedagem de parte dessas delegações está em negociação.  

“Temos 160 delegações já com acomodações, tudo pronto, que estão chegando. A participação mais efetiva das delegações começa na próxima segunda-feira (10), e pode ser que esse número já tenha aumentado. Estávamos com 30 delegações em negociações bastante avançadas na área de hospedagem. Acredito que vamos ter quase a totalidade das partes da ONU presentes em Belém”.

O secretário extraordinário da COP30 também disse que uma das prioridades do Brasil, como anfitrião, é garantir a ampla participação social nos debates de toda a COP.  

“Nas últimas COPs a participação social foi um pouco mais restrita. A COP no Brasil, que tem uma cultura de participação social muito forte, de todos os povos indígenas e outras ONGs do mundo inteiro, então acredito que sim, teremos uma das maiores participações sociais de todos os tempos. Para nós, isso é absolutamente fundamental”

Outro ponto que Valter Correia citou foi o das obras de infraestrutura feitas na capital paraense para receber a conferência do clima. O secretário ressaltou que muitas mudanças e serviços ficam de legado para a população.  

“Mudamos absurdamente a realidade a cidade de Belém. Pará não é o mesmo. A região Norte não é a mesma. O desenvolvimento aqui é muito nítido, o investimento que foi feito aqui proporciona a melhoria da vida de muitas pessoas. Só em Belém mais da metade da população tá sendo atingida diretamente pelas obras de saneamento básico, de drenagem”.

De acordo com o secretário da COP 30, foram investidos quase R$ 6 bilhões de reais em melhorias para Belém, sendo mais de R$ 4 bilhões destinados pelo governo federal. 

*Com a colaboração de Fabíola Sinimbu.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários

Chat Online